neopilates7

#Testamos: Neopilates

Quem pratica (ou pensa em praticar) o pilates tradicional, já conhece os inúmeros benefícios para a postura, alívio das dores crônicas e fortalecimento muscular. Claro que a tendência crescente de fusão de exercícios físicos não deixaria a modalidade de fora: assim, surge o neopilates.

Trata-se de um método novo, ideal para quem quer gastar calorias e definir o corpo. A aula reúne elementos do pilates clássico ao treinamento funcional e artes circenses. Para a fisioterapeuta Graziele Almeida, do Universo Postura Pilates (RJ), a ideia é criar uma aula mais dinâmica com elementos que proporcionem um maior grau de dificuldade e dinamismo. Devido a bases instáveis, o gasto enérgico é maior que na modalidade criada por Joseph Pilates: cerca de 500 calorias por hora.

“No neopilates, as necessidades e objetivos de cada indivíduo são trabalhadas de forma personalizada, podendo ser praticado desde a infância até a melhor idade respeitando os limites de cada um. Por usar elementos do circo as aulas são mais divertidas e lúdicas”.

neopilatesestudio

Para a prática do neopilates foram desenvolvidos novos aparelhos, como o skier, core skate, escada, mousefit. Além de usar também a lira circense, wall, fixball, slackline e o gravity (tecido).

neopilatesfinal
À esquerda, eu (Carolina) na invertida no tecido com a fisioterapeuta Graziele Almeida. Mariana Carvalho foi de lira circense + bola e invertida zen (risos). Alongamento, equilíbrio e força são os pilares da prática.

Fomos conferir! De fato, as bases instáveis dos aparelhos demandam mais força e equilíbrio. Faixas de suspensão para simular uma “escalada com agachamento” na parede, tecidos presos (gravity, o nome diz tudo) ao teto para alongar ou treinar o equilíbrio numa posição invertida (cabeça para baixo), abdominais na bola presa por uma base fixa. Usa o peso do próprio corpo, como no treinamento funcional. No dia seguinte, conseguia “sentir” os músculos do abdômen e das coxas posteriores.

Entre os benefícios já citados, a prática ajuda no desempenho em outros esportes aumenta da flexibilidade, a capacidade respiratória, o equilíbrio e a coordenação motora. Como o fator “desafio” está constantemente presente, trabalha a autoestima e autoconfiança, além de ajudar na redução do stress.

A localização do estúdio, para quem trabalha no centro do Rio de Janeiro, é mais um ponto a favor. Você pode aproveitar aquele tempinho pós-trabalho para esperar o trânsito melhorar ou o happy hour com os amigos.

POSTS RELACIONADOS

Nossa retrô 2015
views 1.1k
O Trendnotes entrou no ar no final de abril desse ano. De lá pra cá, antecipamos tendências, testamos novidades, falamos de arte, bem estar, design, viagens...para comemorar, fizemos uma retrospectiva de 2015 e reunimos os 10 posts mais lidos dos primeiros meses do nosso site. Confira! Não há dúv...
Cores que definem o espírito de 2016
views 1.6k
Em setembro, a Pantone anunciou que o Rose Quartz (Rosa Quartzo) seria a cor de 2016. Essa semana, a empresa surpreendeu e divulgou mais uma cor para o próximo ano: Serenity (Serenidade), um suave tom de azul. A escolha tem a ver com a necessidade de trazer equilíbrio e calma, ordem e paz a tempos t...
A invenção da quarta idade
views 1.3k
A colaboradora Nina Spinardi escreve sobre essa nova fase: dos desafios da ciência em relação ao aumento da expectativa de vida aos novos padrões de consumo e estilo que a turma dos 80+ tem disseminado na web. Se a esperança é a última que morre, então ela finda cada vez mais tarde, a ponto de os...
Uma rede social para design de interiores
views 1.1k
À procura de novas ideias para mudar (ou adaptar) o decor do apê ou escritório? Conheça a At Mine, a rede social para decoração de interiores (segundo a agência de tendências WGSN, é melhor que o Pinterest). A nova plataforma possui uma interface amigável, de fácil navegação, várias categorias de...
Não desça do salto
views 1.4k
Na vida, tudo é uma questão de bom senso. E não poderia ser diferente quando falamos de vaidade. Até onde vale a pena ficar bonita, sem que para isso a gente comprometa a nossa saúde? Não, o tema não é cirurgia plástica, mas sim, o uso de um dos acessórios mais desejados pelas mulheres: um belo par ...

Divulgado no TrendNotes por: Carolina Landi

Jornalista carioca com alma de artista e bailarina nas (poucas) horas vagas. Gosta do pop ao erudito, em todos os sentidos e artes. Acredita em empatia e sincronicidade. Curiosa, quer viver várias vidas nessa existência.

já postou 96 vezes.

3 comentários em “#Testamos: Neopilates”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *