Cores que definem o espírito de 2016

Em setembro, a Pantone anunciou que o Rose Quartz (Rosa Quartzo) seria a cor de 2016. Essa semana, a empresa surpreendeu e divulgou mais uma cor para o próximo ano: Serenity (Serenidade), um suave tom de azul. A escolha tem a ver com a necessidade de trazer equilíbrio e calma, ordem e paz a tempos turbulentos. 

Todos os anos, diversas empresas realizam estudos com a previsão de tendências de cores que serão utilizadas no próximo semestre. Essas tendências são antecipadas para o mercado com o objetivo de influenciar as pessoas a revitalizarem o que está a sua volta, além de determinar as tonalidades que vão guiar o ano seguinte nas áreas como a moda, arquitetura, decoração e comportamento.

A a Pantone lançou seu famoso relatório anual, chamado Fashion Color Report Spring 2016, no qual as cores vibrantes e brilhantes de 2015 dão lugar ao entusiasmo e otimismo dos tons pastel, ou seja, tons mais “calmos” prevalecem na paleta.  As 10 cores tendências foram criadas em cima do conceito de “aliviar a rotina diária”.

Há uma razão psicológica para que isso aconteça, de acordo com a diretora do Pantone Color Institute, a executiva Leatrice Eiseman. “A seleção dessas cores é bem simbólica; mostra o que está acontecendo em nossa cultura e serve como uma expressão de um estado de espírito e uma atitude. Pela primeira vez Pantone introduz dois tons, Quartzo Rosa e Serenidade. O Quartzo Rosa é um tom persuasivo mas suave, que transmite compaixão e um senso de compostura. Serenidade é leve e arejado, como o céu azul acima de nós, trazendo sentimentos de alívio e relaxamento, mesmo em tempos turbulentos”, disse ela. 

“O fato de que a tecnologia ter se tornado tão esmagadora e presente 24/7 em nossas vidas, gerou necessidade por essas cores aconchegantes e mais suaves. A tecnologia desempenha uma pressão enorme nas pessoas e elas sentem como se, às vezes, precisassem parar tudo e escapar”.

A decisão de listar duas cores foi inédita pra empresa americana, referência mundial em escala de cores. O relatório também citou que a escolha dos tons tem a ver com a tendência de looks sem gênero. “Na moda, estamos sentindo um distanciamento na relação de cores e gêneros. Isso influenciou as tendências de cores e outras áreas de design. A abordagem unilateral da cor também está interligada aos movimentos sociais em relação à igualdade de gêneros”. 

Divisão por gêneros is so last season…

 

 

 

 

 

 

Imagens: Pinterest

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Divulgado no TrendNotes por: Carolina Landi

Jornalista carioca com alma de artista e bailarina nas (poucas) horas vagas. Gosta do pop ao erudito, em todos os sentidos e artes. Acredita em empatia e sincronicidade. Curiosa, quer viver várias vidas nessa existência.

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