salto capa

Não desça do salto

Na vida, tudo é uma questão de bom senso. E não poderia ser diferente quando falamos de vaidade. Até onde vale a pena ficar bonita, sem que para isso a gente comprometa a nossa saúde? Não, o tema não é cirurgia plástica, mas sim, o uso de um dos acessórios mais desejados pelas mulheres: um belo par de sapatos. 

Ainda somos um país que tem a estatura média de seus habitantes considerada baixa. A última estatística do IBGE mostra que a média da altura feminina aumentou apenas um centímetro (de 1,60 para 1,61 metro) entre 2002 e 2009.

Somamos a isso o fato de sermos uma das nacionalidades mais vaidosas do mundo. Baixinhas + vaidosas, pronto! O salto alto tem lugar garantido nos armários das brasileiras e o resultado dessa soma não nos espanta, afinal, neste exato momento você pode estar lendo este texto e dando um descanso para os seus pés depois de um longo dia andando sobre saltos.

Por outro lado, existem mulheres que não abrem mão do conforto e da praticidade que uma sapatilha ou rasteirinha trazem, e que passam longe de qualquer salto.

No entanto, o bom senso anda de salto, e não de rasteirinha! Mas não no salto 15. Nem 8 nem 80, ou melhor, nem flat, nem 15…para balancear saúde e vaidade, você pode usar um salto de 5 cm ou de 7 cm.

saltoalto

Segundo o Dr. Rubene Campos, especialista em Ortopedia e Osteopatia e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, o uso do salto de tamanho moderado ajuda no equilíbrio do corpo, enquanto que os sapatos rasteiros, que costumam ser sinônimo de conforto, causam problemas na coluna, joelhos e pés.

A moda de calçados sem salto (rasteiras) é muito prejudicial à saúde do corpo, acarretando dores nos pés e coluna. Não é prerrogativa das mulheres, pois os homens estão fazendo uso de calçados conhecidos como “sapatênis” que são planos, ocasionando quase que uma epidemia de dores plantares, conhecidas vulgarmente como “tendinites do pé’”, afirma o ortopedista.

A fórmula perfeita

Um sapato de salto entre 5,0 cm e no máximo 7,0 cm e que, segundo o Dr. Rubene, possua uma boa plataforma, que tenha por volta de 4,0 cm de diferença entre a sola e o salto, com amortecimento para o impacto. Além disso, bicos muito finos devem ser evitados, pois causam a temida joanete.

A notícia é boa e o que não falta são modelos de sandálias e sapatos que agradam variados perfis femininos. Escolhemos três modelos dessa estação que caem bem no dia-a-dia. Inspire-se:

sapato1a
Sandália de salto de 6,5 cm da coleção de Inverno 2015 da Arezzo. Coringa para produções casuais e de trecê, que está super em alta.
Modelo da coleção de Inverno 2015 da Schultz : salto 7,0 cm, com meia -pata embutida (que diminui a inclinação do pé) e bico arredondado. Combinação perfeita.
sapato3
Para as mais modernas, a Osklen arrasou nesse modelo com meia-pata em sua coleção de Inverno 2015. 

POSTS RELACIONADOS

#MiniTrendReport: Economia Criativa da Moda
views 178
A pedido do Fashion Revolution Brasil, o preparamos um mini relatório sobre a indústria criativa no Rio de Janeiro, seus impactos ambientais e econômicos e, claro, as tendências de novos negócios para o setor da moda.  Baixe o relatório gratuitamente aqui.
Trendnotes e Lupa lançam relatório sobre moda cons...
views 760
Cadeia de produção sustentável, baixo impacto ambiental, movimento maker, slow mood, valorização da mão de obra. Esses conceitos pautam o surgimento de uma nova relação entre criadores e consumidores com o fashion business e são o tema do trend report “New Couture: redesenhando o futuro da indústria...
Curadoria e pesquisa em música: especialistas disc...
views 376
Dar a capa de uma revista de luxo para a pop star do momento a escolher 300 objetos dos 75 mil compilados para uma exposição sobre um dos maiores artistas da música, com mais de quatro décadas de carreira. A pesquisa e a decisão são skills fundamentais para qualquer trabalho criativo.  Dessa form...
Nossa retrô 2015
views 755
O Trendnotes entrou no ar no final de abril desse ano. De lá pra cá, antecipamos tendências, testamos novidades, falamos de arte, bem estar, design, viagens...para comemorar, fizemos uma retrospectiva de 2015 e reunimos os 10 posts mais lidos dos primeiros meses do nosso site. Confira! Não há dúv...
#trendporaí: Marca brasileira aposta em moda sem g...
views 3.0k
Para a moda, a fronteira de gênero não está fazendo mais sentido. Das coleções primavera-verão de Saint Laurent, JW Anderson e Hermès até o estilo das ruas espelhados por lojas como Topshop e da The Kooples, tudo leva à roupas para homens e mulheres, sem diferenças de cor ou modelagem. No primeir...

Divulgado no TrendNotes por: Nina Spinardi

Apaixonada por Jornalismo Televisivo e por escrever, está cursando Jornalismo na FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso) e técnico de Apresentação para TV na Escola de Rádio Ruy Jobim.

já postou 4 vezes.

Um comentário em “Não desça do salto”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *