Bikram Yoga: Saúde e bem estar a 40 graus

A Bikram Yoga (conhecida como “Hot Yoga”) vem conquistando adeptos no Rio de Janeiro. A aula acontece em uma sala aquecida entre 40ºC e 42ºC, e dura, geralmente, uma hora e meia. A prática promete vários benefícios ao corpo. O Trendnotes foi conferir e relata a experiência aqui

Reduzir o estresse, a pressão alta, emagrecer, aliviar dores crônicas, melhorar a artrite, concentração, paciência, autoconfiança e aumentar a vitalidade. Não, não estamos falando de alguma dieta da moda ou do último lançamento da indústria farmacêutica. Essa gama de benefícios é o que promete a Bikram Yoga (o nome tem origem no criador do método, Bikram Choudhury, que usou a prática para se reabilitar de uma lesão no joelho), derivação da prática milenar, com um plus: é executada em sala aquecida a mais de 40 graus (por isso, também é conhecida como “hot yoga”) com o intuito de fazer o corpo suar (muito!) para eliminar toxinas, combater a retenção de líquidos e, sim, queimar gordura.

Popular nos EUA, Europa e Ásia desde os anos 90, a Bikram vem conquistando adeptos no Brasil. “O brasileiro gosta de variedades fitness para cuidar do corpo”, observa a instrutora Kristýna Sedlakova, nascida na República Tcheca, do estúdio Bikram Yoga Rio. Ela reconhece que a alta temperatura chega a intimidar algumas pessoas por aqui (“o carioca tem medo do calor”, diz), mas afirma que esse é o diferencial. “O corpo fica mais flexível e responde melhor aos ásanas (posturas). Como a umidade da sala é baixa (30 a 40%), o corpo se acostuma e o calor não incomoda tanto”.

A Bikram é uma prática democrática: mesmo quem nunca teve contato  com a yoga (não há limite de idade) pode fazer, assim como quem tem problemas de coluna e sobrepeso. “O calor ajuda na reabilitação do corpo e melhora a circulação sanguínea”, informa a instrutora Roberta Amorim, que afirma ainda que os benefícios vão além do físico.

“A aula (que dura 90 minutos) também consiste em um desafio para quem pratica. O primeiro é permanecer na sala. Mais do que o corpo, muitas vezes, é a mente que não aguenta. O foco e a concentração são trabalhados, para que a pessoa consiga ter os melhores resultados possíveis – na sala e fora dela, na vida. É uma meditação em movimento”.

Ao contrário de outros programas de exercícios, a seqüência sistemática de posturas e exercícios de respiração trabalha cada músculo, cada articulação, cada tendão do corpo - e também as glândulas e o sistema nervoso. O trabalho mental e psicológico auxilia desde pessoas ansiosas até indivíduos em reabilitação de vício em drogas e álcool. “Promove a aceitação, ajudando a encontrar sua verdadeira personalidade. Me tornei uma pessoa mais forte depois da Bikram”, afirma Roberta.

Para receber todos os benefícios que a modalidade oferece, é necessário ter continuidade e frequência. O estúdio oferece planos especiais de adaptação, de 5 a 10 aulas, para serem feitas durante dias seguidos. “As pessoas logo percebem uma melhora no sono e na disposição durante esse período”. Não é preciso abrir mão de outras atividades pela a Bikram, que pode estar aliada a outras atividades de força, como a musculação, e aeróbicas.

Ao ar livre

Nunca fez yoga e quer conhecer o método antes de encarar a sala aquecida a 40 graus? O estúdio Bikram Yoga Rio oferece aulas especiais ao ar livre e gratuitas a cada virada de estação – a próxima será em julho, na praia do Leme (mais informações serão divulgadas em breve, aqui no Trendnotes).

As aulas começaram a ser oferecidas para promover a integração entre os alunos das unidades de Botafogo e Copacabana. A iniciativa deu tão certo que logo foi aberta também ao público, através de divulgação no Facebook. O último evento, realizado em 16 de maio, reuniu cerca de 160 pessoas. “É também uma boa oportunidade para reunir os amigos e se divertir”, comenta Kristyna.

Bikram Yoga notes

 Outros benefícios: 

  • Limpa o sistema linfático
  • Melhora o funcionamento dos órgão responsáveis pelo sistema imunológico
  • Expande a capacidade pulmonar e fortalece o coração
  • Melhora a flexibilidade da coluna
  • Lubrifica as articulações e fortalece os ossos

 Quem pode fazer (especialmente):

  • Pessoas que querem emagrecer
  • Pessoas com dores nas costas ou joelhos
  • Pessoas que estão se recuperando de lesões articulares
  • Pessoas que praticam exercícios, cárdio ou musculação
  • Idosos
  • Adolescentes
  • Mulheres grávidas

Quer saber como foi nossa experiência com a Bikram? Leia aqui!

 

Print Friendly, PDF & Email

POSTS RELACIONADOS

Aplicativo promete o fim do jet lag
views 253
A startup americana Uplift lançou um aplicativo que ajuda os viajantes a aliviar o jet lag naturalmente. Com base na pesquisa de acupressão e neurociências, o aplicativo oferece tutoriais em vídeo que mostram aos usuários como ativar os pontos-chave envolvidos na configuração dos ritmos circa...
Nossa retrô 2015
views 1.3k
O Trendnotes entrou no ar no final de abril desse ano. De lá pra cá, antecipamos tendências, testamos novidades, falamos de arte, bem estar, design, viagens...para comemorar, fizemos uma retrospectiva de 2015 e reunimos os 10 posts mais lidos dos primeiros meses do nosso site. Confira! Não há dúv...
#morewomen – Campanha mostra desigualdade en...
views 713
A campanha da Elle inglesa "morewomen" mostra mulheres em áreas dominadas por homens. Para a terceira edição da campanha anual em feminismo da Elle UK, a revista tem colaborado com RSA Films para a iniciativa #morewomen.  A série de filmes editoriais revela a dura realidade de campos dominados po...
Casa Invisível
views 1.1k
Casa Invisible é uma unidade de invólucro flexível, que consiste de uma estrutura de madeira pré-fabricadas, concebidas para aplicação em qualquer local designado. Máxima flexibilidade e qualidade espacial são os elementos-chave em seu conceito de desenvolvimento. O layout aberto foi criad...
Skateistan: Garotas skatistas do Afeganistão
views 1.4k
Em um país onde andar de bicicleta é considerado um ato obsceno, meninas encontram uma alternativa para se divertirem: o skate.  Através a iniciativa Skateistan, meninas afegãs desafiam os rígidos costumes impostos as mulheres de seu país. Tudo começou em 2007,  nas ruas de Cabul, e hoje a Skatei...

Divulgado no TrendNotes por: Carolina Landi

Jornalista carioca com alma de artista e bailarina nas (poucas) horas vagas. Gosta do pop ao erudito, em todos os sentidos e artes. Acredita em empatia e sincronicidade. Curiosa, quer viver várias vidas nessa existência.

já postou 120 vezes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *