mipsterzcapa

Conheça as Mipsterz

As mulheres muçulmanas que vivem em países ocidentais enfrentam uma batalha complicada de aceitação cultural de ambos os lados: conciliar as tradições e religião com a cultura ocidental. Tarefa extremamente difícil. Mas um grupo de mulheres conseguiu encontrar esse equilíbrio.

Apelidadas de Mispterz (mulçumanas hipsters), essas mulheres conseguiram resignificar o uso do hijab, que é visto por muitos países como símbolo de opressão feminina.

As Mipsterz são mulheres jovens, conectadas, consumidoras de moda e empreendedoras. A idéia é alinhar as tradições culturais com interesses contemporâneos de arte, moda, música, lifestyle.

Esse novo conceito surgiu em dezembro de 2013 com o vídeo “Somewhere in America”, que mostra meninas muçulmanas super descoladas.

“A Mipster é alguém na vanguarda da mais recente música, moda, arte, pensamento crítico, a comida, a imaginação, a criatividade .“ é a descrição da página oficial no facebook , Mipsterz - Muçulmanas Hipsters, que consta mais de 10 mil seguidores. No Instagram, a blogueira Ascia Sarrha (@ascia_akf) possui mais de 1.1 M de fãs, e alguns dos seus posts são patrocinados por empresas no Kuwait, onde ela vive.

Fashion Blogger Ascia Sarrha

 

O movimento tem mobilizado até grandes mídias, como o jornal The New York Times, que convidou jovens muçulmanas a mostrarem os seus looks em fotos no Instagram.

As Mispterz querem mostrar ao mundo que muçulmanas não são apenas oprimidas e sofredores, mas livres, estilosas e bem sucedidas.

Para quem pensa que só existe uma maneira de usar a hijab, veja gráfico abaixo:

A tendência está conquistando adeptas até mesmo de fora da religião. Confesso que fiquei com vontade experimentar!

POSTS RELACIONADOS

Cores que definem o espírito de 2016
views 1.4k
Em setembro, a Pantone anunciou que o Rose Quartz (Rosa Quartzo) seria a cor de 2016. Essa semana, a empresa surpreendeu e divulgou mais uma cor para o próximo ano: Serenity (Serenidade), um suave tom de azul. A escolha tem a ver com a necessidade de trazer equilíbrio e calma, ordem e paz a tempos t...
#morewomen – Campanha mostra desigualdade en...
views 452
A campanha da Elle inglesa "morewomen" mostra mulheres em áreas dominadas por homens. Para a terceira edição da campanha anual em feminismo da Elle UK, a revista tem colaborado com RSA Films para a iniciativa #morewomen.  A série de filmes editoriais revela a dura realidade de campos dominados po...
Casa Invisível
views 703
Casa Invisible é uma unidade de invólucro flexível, que consiste de uma estrutura de madeira pré-fabricadas, concebidas para aplicação em qualquer local designado. Máxima flexibilidade e qualidade espacial são os elementos-chave em seu conceito de desenvolvimento. O layout aberto foi criad...
Skateistan: Garotas skatistas do Afeganistão
views 955
Em um país onde andar de bicicleta é considerado um ato obsceno, meninas encontram uma alternativa para se divertirem: o skate.  Através a iniciativa Skateistan, meninas afegãs desafiam os rígidos costumes impostos as mulheres de seu país. Tudo começou em 2007,  nas ruas de Cabul, e hoje a Skatei...
#TrendDublin: Conheça a Bárbara, nossa nova colabo...
views 707
Terra da literatura (Shaw, Yeats, Joyce, Carroll, Wilde) e de música de qualidade (Van Morrisson, Undertones, Bob Geldolf, Sinead O'Connor, Boomtown Rats, U2)  e de uma das melhores cervejas do planeta (Guinness) servida nos seus charmosos pubs, Dublin passa a partir de hoje a ganhar destaque aqui n...

Divulgado no TrendNotes por: Mariana Carvalho

Uma carioca com alma cigana. Viciada em viajar, sente-se em casa em qualquer lugar do mundo. Adora conhecer outras culturas e por conta disso, morou na Austrália, EUA e passou um tempinho na Ásia. Amante das artes, é fotógrafa nas horas vagas, e curiosa por vocação, além de acreditar em sincronicidade e se achar super entendida em astrologia.

já postou 80 vezes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *