Experiências à mesa de jantar

“A cozinha para mim é um deleite social! O Homem descobriu o fogo e a cozinha tornou-se uma das razões para que começasse a formar a sociedade. Eu acredito nisto. Acredito que, à volta de uma mesa, as pessoas reúnem-se, falam, contam histórias” - Chiara Ferro, empresária a frente do Osteria, restaurante italiano localizado em Lisboa, Portugal. *Por Cyndi Richa

Em meio a generosas e saborosas doses, a gastronomia sempre foi – e ainda é – pauta a ser explorada. São releituras de pratos clássicos, o novo point da cidade, programas de televisão estimulando a arte da cozinha, apreciadores se tornando mestres cervejeiros e por aí vai.

Mas e a gastronomia molecular, que une ciência e cozinha e se diz tendência há 20 anos? E os jantares secretos e temáticos, descobertos em porões londrinos?

Hoje, o que se vê é a experiência regendo a noite. Um menu é construído em cima de uma história a ser contada. E mais importante ainda, uma história a ser vivenciada. Os sentidos são aguçados, desafiados e na memória para sempre permanecem.

O ESOPHAGUS é um jantar promovido em Nova York, que coloca tudo às avessas, explorando a relação entre arte e comida. Desde o formato da mesa e sua louça, até a maneira como os pratos são servidos e as performances artísticas que conduzem a noite.

Já o Coletivo Mangiare, de São Paulo, acredita que digerir informação é transformá-la em conhecimento. Para isso, oferece jantares que unem cultura e gastronomia à volta da mesa. Sempre com um convidado especial para “conduzir a conversa sobre temas que merecem ser maturados até virarem conhecimento.” E é claro, dois chefs apropriados para garantir que essa união seja uma experiência inesquecível.

No Rio de Janeiro, o Bananal Food Lab traz jovens (que não se conhecem entre si) ao redor de uma mesa com hora e data marcada. Porém em um lugar secreto, revelado somente alguns dias antes do jantar acontecer. Com um ingrediente principal, três cozinhas entram em ação para garantir uma noite multi-sensorial, divertida e, acima de tudo, saborosa aos participantes.

Em Berlim, na Alemanha, a carioca Luiza Crossman propôs em 2014 uma reflexão através de uma vivência alimentar, com seu trabalho intitulado Mouthful. Partindo da noção de que a refeição é uma experiência partilhada, a reflexão era sobre autogestão e colaboração, guiadas por falas como o desperdício.

Tudo isso em torno de duas regras que a artista estipulou para que a interação dos participantes fosse garantida: Só era permitido falar ou comer enquanto ela própria comia, porém ela só podia comer se fosse alimentada por alguém. Assim, Mouthful transformou a performance inicial individual em uma performance coletiva do grupo, que precisou se autogerir para não ir pra casa com fome.

Imagens: Divulgação 

*Cyndi Richa é publicitária e estrategista de marca. Criou o Clube do Absurdo, uma experiência sensorial que reúne teatro com reflexão e discussão. Acredita nos papéis importantes que as empresas e instituições têm na sociedade e nas suas infinitas possibilidades de inovação. Seu viés é na criatividade e a luta é pela cultura. Tem fé que a simplicidade e a natureza ainda vão salvar o mundo.

POSTS RELACIONADOS

Favela Orgânica: reaproveitamento possível e acess...
views 92
Criado em 2011 na comunidade Babilônia-Chapéu Mangueira (na zona Sul do Rio de Janeiro) pela ex-empregada doméstica Regina Tchelly, o Favela Orgânica é um projeto que, além da sustentabilidade ambiental e econômica, promove também a autoestima e o empoderamento dos moradores. Com o objetivo de en...
Top tendências alimentares, de acordo com o Pinter...
views 450
O Pinterest selecionou alguns dos seus pinners mais ativos para mapear as grandes tendências em comida e bebida para 2016. 1- Óleo de abacate: Aparentemente, esse alimento está no caminho certo para se tornar o novo óleo de coco. Você pode usá-lo para substituir a maionese, por ser muito mais sau...
Abrigo anti-bomba é transformado em “fazend...
views 583
Abaixo das ruas movimentadas de Londres existiu um abrigo antinuclear da Segunda Guerra Mundial. Após ficar inutilizado por mais de 70 anos, o espaço virou um galpão futurista de agricultura. Seus longos túneis, especificamente situados na extremidade do distrito de Clapham, estão cheios de camad...
Comida é matéria-prima para série de retratos
views 458
Utilizando materiais não convencionais, como leite, molho de pizza e pó de cacau, o artista Yaseen cria imagens impressionantes da cultura pop. Pessoas como Audrey Hepburn, Albert Einstein, Bruce Lee, Bob Marley ou notáveis ​​cenas de filmes, como Jack Nicholson em "O Iluminado", ou personagens f...
COBERTURA TREND: Consumo consciente
views 438
Você sabe de onde vem a sua roupa? Como é produzida a sua comida? Quem faz o que você consome? É sabido o quanto essas informações são importantes para conscientizar o consumidor final desses produtos. Não por acaso, esse foi o tema da roda de conversa da primeira edição do evento “HoraH”, promovido...

Divulgado no TrendNotes por: Colaboradores Trendnotes

já postou 15 vezes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *